Habilidades e competências:
- Construir e aplicar o conceito de que os seres vivos estão relacionados aos ambientes em que são encontrados.
- Construir e aplicar o conceito de ciclo hidrológico, de maneira a interpretar os diversos caminhos da água no ambiente.
- Reconhecer medidas que concorram para o uso racional da água e de combate à dengue.
- Identificar e caracterizar os principais focos de proliferação deste mosquito e, como este ato impacta sobre os cidadãos e seu modo de vida.
- Identificar as condições que facilitam (ou dificultam) o processo de limpeza dos rios, lagoas, caixas d´água, córregos e outros reservatórios de água, bem como as vantagens ambientais do reaproveitamento destes recursos.
- Construir, apresentar e reconhecer a argumentação plausível para a defesa da preservação da água.
-Incentivo à coleta seletiva com intuito de diminuir a quantidade de resíduos sólidos.
-Mapeamento e monitoramento de áreas de maior incidências (risco).
-Montar gráficos estatísticos com dados obtidos através de pesquisas na comunidade escolar e, no meio social do aluno.
-Inferir, localizar informações explicitas, estudo da narratividade através de diferentes gêneros: crônica, letra de música, fábula, produção de histórias em quadrinhos, uso do discurso direto e indireto, utilização dos verbos predominantes em cada forma específica de escrita do texto, etc.
- Estudo do vocabulário com pesquisa em dicionários ou em outras fontes que achar necessárias.
Conteúdo programático: Pesquisas sobre como a dengue. Construção do conhecimento científico para análise de águas. Formação de “defensores dos recursos hídricos” através de visitas monitoradas a espaços que disponibilizam água como recurso natural e/ou artificial e, que acarretam a dependência da biodiversidade local como parques, lagos, lagoas, rios, entre outros. Visita monitorada às residências vizinhas U.E para catalogação de dados e conscientização da população local sobre os riscos que toda sociedade enfrenta atualmente no combate ao Aedes aegypti
Metodologia: Desenvolvimento de pesquisas, tabelas, relatórios, fotos e vídeos. A formação de jovens capazes de analisar as águas e possíveis locais de focos, e emitir um relatório sobre seu potencial de risco. Saídas pedagógicas com visão na pesquisa de campo da interação com as diversas realidades dos ambientes estudados.
Disciplinas e Professores Envolvidos : Ciências ( Mozar e Claudia ), Português
( Maria Tereza , Helenita), Matemática Aristeu ), História ( Hamilton ), Geografia
( Joel ), Protagonismo Juvenil ( Júlio ) , Projeto de Vida ( Adriana ).
Recursos didáticos: Vídeos motivadores de projetos científicos com o mesmo enfoque. Palestras com ambientalistas e exposições artísticas dos alunos demonstrando sua concepção sobre o tema.
Pesquisas em Jornais, revistas, internet, livros didáticos.
Duração: um semestre/2015
Resultados e divulgação: Exposição aberta para a comunidade com a apresentação de fotos , vídeos e cartazes, desenvolvidos no decorrer do projeto.
Elaboração de carta aberta da população (abaixo assinado) solicitando aos moradores a conscientização sobre o problema enfrentado.
Avaliação:
-Processo contínuo que denota o interesse, participação e envolvimento no projeto
Referências:
- Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias
- Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias
- Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens , Códigos e suas tecnologias
- Proposta Pedagógica da Escola
- Plano de Ação da Escola